Blog

Troca ou mudança de penas

13/04/2013 02:04

Olá queridos e queridas!

Bom,hoje falaremos sobre mudança das penas.

E começo falando que é um processo comum e normal das aves,no qual ocorre a reposição das penas velhas.

A primeira troca de penas ocorre em seus primeiros seis meses de vida,e isso varia de cada especie de ave.E também ocorre fora desse tempo,e isso pode ser por causa:

-Aves instaladas com locais com pouca claridade,

-Aves que ficam muito exposta a corrente de ventos,

-Claridade noturna,

-Estresse.

 

E podemos observar que pelo menos uma vez por ano ocorra essa troca de penas e que não faz mal a nossa querida ave e nem impede ela de voar.

E começa também essa troca no finalzinho do verão,quando a ave tem seu periodo de reprodução,mas também isso varia de ave para ave.

Normalmente começa pelas penas do peito, e na cabeça,assim vai até as asas terminando.Isso ocorre dentro de umas três semanas a troca total das penas.

É importante vocês terem cuidado redobrado com as aves nesse periodo,pois são bem sensíveis e vulneráveis a doenças,portanto,precisam de uma alimentação mais rica em proteinas.

É normal que ocorra também troca no outono,pois elas se preparam para a chegada do inverno e assim é normal duas trocas de penas ao ano.

 

CURIOSIDADE

Algumas pessoas tem dúvidas de um tipo pozinho ou "caspa" quando as aves estão se limpando com o bico.

Na verdade isso é uma queratina que é formado um canutilho por onde saem suas penas.

E quando as penas crescem,esse canutilho esfarela e formam as tais "caspinhas".

Gaiolas,viveiros e seus perigos

22/03/2013 22:44

Olá amantes de calopsitas!

Postarei hoje para vocês um artigo que achei muito interessante e irá nos ajudar a cuidar de gaiolas ou viveiros das nossas aves.

O artigo é da Revista ACPERJ&BR POR MARIANE SCALDAFERI,CRIADORA DE CALOPSITA E DEFENSORA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS.

 

Vamos lá então!

As aves,se tiverem um manejo correto,vivem muitos anos,então costumo dizer que a gaiola ideal para sua ave é a maior possivel e com especificações corretas por éspecies,dentro das condições financeiras e de local,quanto mais espaço,mas feliz será sua ave e mais retorno lhe trará.

Imagine se colocarmos nossas aves em uma gaiolinha inadequada,minúscula,onde ela mal consiga pular de um poleiro para o outro,o sofrimento que causariamos a ela?

Sem contar a questão das aves de torneios que em uma gaiola inadequada perdem toda a capacidadede canto.Também podemos citar o caso de que,se o pássaro arrastar as penas do rabo o tempo todo nas fezes,este nunca terá uma bela cauda,prejudicando assim seu desempenho nos torneios de cor e porte.

Hoje encontramos gaiolas para aves na maioria dos pets shops,mas é importante qua as mesmas sejam realmente destinadas para as aves que deseje criar e não para outras éspecies,cito o exemplo de uma gaiola para trinca-ferro,que jamais servirá para um coleiro,pois dada a diferença de tamanho das aves,o coleiro irá fugir pela malha larga da gaiola.Sobre psitacídeos,não temos uma variedade enorme com malhas desde 10mm até 25mm,lógico que se colocarmos uma calopsita em uma gaiola ou um viveiro com malha de 15mm ou 18mm teremos uma calopsita com pescoço quebrado,asas presas entre as grades,teremos acidentes no mínimo traumáticos senão fatais,pois são malhas de largura para papagaios e/ou araras.

Para algumas éspecies,as gaiolas redondas também não são aconselhavéis,pois a ave perde a orientação espacial e isso acaba causando distúrbios de comportamento.

Outro perigo são os materias dos quais as gaiolas são feitas,principlamente zinco,que é venenoso se bicado e ingerido pela ave.

O ideal é que a gaiola,viveiro ou voadeiras,preferencilamente contenham uma grade(estrado)antes da bandeja de fundo da gaiola,isso evita que o pássaro pise em suas fezes e fique com os pés sujos,consequentemente essa proteção previne possíveis doenças,como pododermatite por exemplo.Vale lembrar que esta grade,assim como as laterais da gaiola deve ter uma malha na largura específica para cada espécie,pois caso contrário,podem acabar representando um perigo para os pés das aves.Um pé ocasionalmente preso,pode se quebrar ou torcer nervos.E essas grades devem ser limpas com uma frequência diária.

Há donos que optam por colocar areia no fundo da gaiola.Não há nada contra isso a não ser o trabalho que vai dar para ficar trocando a areia.Nunca use uma areia qualquer,não vá pegar areia que cachorros e gatos fazem suas necessidades e colocar na gaiola de sua ave.Também não use areia de construção.Então,se analisarmos esta opção não é uma boa ideia.

Para quem não deseja manter as grades ou como eu,acha a idéia da areia no fundo da gaiola pouco prática e higiênica,é aconselhável o uso do papel semi-kraft(papel pardo)Em minha opnião essa é a melhor opção e mais higiênica.

Um fardo de 0,66 cm x 0,99cm com 250 folhas custa em média R$ 24,00 e,como as folhas são grandes,depois de cortadas dão uma quantidade que dura por muito tempo.Para cortar o papel faça o molde da bandeja da gaiola ou do viveiro e leve numa g´rafica.Cito alguns problemas aqui para que possam se precaver.

O primeiro caso foi o seguinte:A dona das aves tinha deixado o viveiro coberto e começou a ouvir barulho de ave se debatendo,naépoca ela só tinha quatro aves.Pensou que fosse apenas um susto normal e ela continou o que estava fazendo.Quando percebeu que o barulho continuava e não se alterava o local onde o pano estava mexendo,ela foi olhar.O bonitinho conseguiu ser pescado pela anilha,pelo arame lateral da prtinha onde põe o potinho de comida.A dona teve que segurar ele por dentro,porque estava dependurado de cabeça para baixo,enquanto seu marido abria o arame com alicate,apoiando a patinha para não quebrar.

Outro caso foi uma ave que enfiou a cabeça entre as malhas e ficou pendurado lá igual a m pingente com a filha da dona segurando a ave por baixo até sua dona chegar em casa para retirar e cuidar.

Malhas muitos afastadas,sob alegação do vendedor do pet shop de que a gaiola era mesmo para aquela éspecie de ave,Sem experiência,a dona comprou e colocou a ave lá,o que quase custou sua vida.

Então,fica aqui o alerta,ao adquirirem a "casa" das aves,leiam a respeito da espécie que pretendem criar e se a gaiola ou viveiro são realmente para aquele tipo de ave.

Evitem acidentes!!!

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>